1 de novembro de 2016

Nome: Torque_Pro_v1.8.106_Patched_apk

Tamanho: 9,79 Mb

Sistema Operacional: Android


Há tempos que o ato de dirigir um automóvel deixou de ser uma simples “condução” e virou praticamente uma arte. Como toda arte, ele é permeado por diversos aspectos técnicos, cuja análise traz uma performance cada vez melhor. Pressão do óleo do motor, pressão na linha de combustível e voltagem do sistema elétrico são apenas alguns exemplos de tipos de dados que seu carro tem para oferecer. Quando interpretados de maneira correta, podem trazer mais segurança, economia e melhor aproveitamento do equipamento.

P1050112Você deve estar pensando, “mas meu carro só tem velocímetro, conta giros e um medidor da temperatura do motor”. Sim, a grande maioria dos veículos sai de fábrica com somente esses mostradores de dados. Contudo, desde 1996 nos EUA e Europa e desde 2010 no Brasil é obrigatório que todos os veículos tenham como item de série um sistema de autodiagnóstico chamado OBD.

Mas o que vem a ser isso? O Blog do Canal da Peça explica.

Precisão e economia

OBD é sigla para a expressão em inglês On Board Diagnostics, que significa “diagnóstico de bordo”. Trata-se de um sistema que, ligado à central eletrônica do carro, permite a leitura e transmissão dos mais diversos tipos de dados mecânicos. E isso é feito por meio de uma interface padronizada. O OBD-II foi adotado pela legislação brasileira a partir de 2010 e é a evolução desse sistema.

O padrão surgiu com a necessidade de reduzir a emissão de poluentes e teve início com os mais simples sistemas de injeção eletrônica. O sistema foi se aperfeiçoando com o tempo e adquiriu um viés econômico. O diagnóstico eletrônico agiliza os reparos e reduz a necessidade de levar o veículo a uma oficina mecânica.

how-to-access-OBDII-portAtualmente, o sistema OBD-II acumula ainda mais vantagens para o motorista. Por meio dos mostradores, ele pode ajudar a identificar um problema “menor”, geralmente despercebido, capaz de desencadear avarias maiores. Além disso, ele garante que o veículo funcione conforme foi projetado, o que proporciona economia de combustível e menor desgaste nas peças. Além disso, nos carros mais modernos, algumas anomalias detectadas pelo sistema são corrigidas eletronicamente, sem a necessidade de intervenção humana. Ou seja, ainda mais economia!

Diagnóstico no smartphone

A implantação do sistema ODB/ODB-II e consequente padronização dos dados causaram queda generalizada de preços nos equipamentos de visualização de diagnóstico. Com a popularização dos smartphones e o grande número de aplicativos sendo desenvolvidos para os mais devidos fins, é possível ter acesso aos dados do seu veículo diretamente na tela do seu celular. Basta acessar a loja de aplicativos referente ao seu modelo (Apple Store para usuários de iPhone e Google Play para usuários de Android), baixar o app e usar um conector especial ODBII, com interface USB ou Bluetooth.

Download - Download
[/signinlocker]
 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of

wpDiscuz